webdesign

O webdesign define-se como uma extensão do design gráfico, cujo foco é o desenvolvimento de interfaces digitais através de sites e outras aplicações na internet. Muita gente resume esta ferramenta de comunicação como a simples criação de websites, quando na verdade ela é muito mais do que isso.

Um bom webdesign possibilita a qualquer pessoa, empresa, produto ou serviço a presença no maior mercado de todos “a esfera digital”, com a máxima qualidade e projeção. Ele é fulcral em termos de identidade visual de uma qualquer marca, definindo a forma como o público a perceciona e contribui para que este se torne cliente.

O web design define o 1º contacto que o público tem com o site ou aplicativo. E essa primeira impressão é fundamental para garantir a permanência deles. Lembre-se que bastam meros segundo para que os visitantes decidam explorar o site ou saiam sem demoras rumo às páginas da concorrência.

Certamente, já teve uma experiência dessas, ao navegar em algum site em que sentiu vontade de abandonar poucos segundos depois de entrar, isto porque o layout não lhe agradou ou a tipografia era desagradável visualmente. E pior ainda, quando precisou de aceder ao conteúdo rapidamente e as páginas demoraram a carregar.

Compreende agora o porquê do webdesign ser fundamental para a presença online e sucesso de qualquer negócio.

A importância do Marketing Digital no Webdesign

O webdesign é uma área da comunicação que nunca pode ser considerada como finalizada, na medida em que necessita constantemente de ser atualizada em termos de conteúdos e ajustada às dinâmicas do mercado. E é precisamente aqui que entram as estratégias do Marketing Digital, que quando são implementadas de forma correta e eficaz irão potenciar o aparecimento dos websites no topo das pesquisas em motores de busca.

As três principais ferramentas do Marketing Digital que o webdesign deve integrar são: SEO (Onsite e Offsite), Copywriting e a Gestão de redes sociais.

  • SEO (Onsite e Offsite): o SEO Onsite refere-se às técnicas aplicadas ao próprio site, enquanto o SEO Offsite aplica essas mesmas estratégias a outras plataformas e a outros suportes diretamente relacionados com a empresa. Em ambos o objetivo é sempre o mesmo, fazer a empresa subir no ranking dos resultados das pesquisas nos motores de busca.
  • Copywriting: é a ferramenta relacionada com a forma como se escreve para a esfera digital. A comunicação escrita online tem de seguir regras muito particulares, com vista a promover, divulgar e vender através do desenvolvimento de conteúdos.
  • Gestão de Redes Sociais: hoje em dia, a estratégia de Redes Sociais faz sempre parte do Marketing Digital, pois sabe-se que as plataformas como o Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram ou qualquer outra, quando são bem geridas, permitem melhorar o negócio da empresa e maximiza a presença nas pesquisas efetuadas nos motores de busca.

Assim, podemos concluir que o webdesign não vive apenas dos conceitos do design (Layout, tipográfica, cores, responsividade), ainda que estes sejam essenciais para o sucesso digital. É extremamente importante do ponto de vista estratégico integrar no websdesign as ferramentas do Marketing Digital.

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Se está a pensar em atualizar o seu site, em construir um novo ou se necessita de newsletter, email marketing, PDF Interativo ou banners, saiba que o departamento de webdesign da CIE conta com uma capacidade reconhecida na elaboração de produtos que se adaptam às suas necessidades.

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