O que é?
De acordo com o Instituto Americano de Artes Gráficas (AIGA), o design gráfico é definido como a “arte e prática de planear e projetar ideias e experiências com conteúdo visual e textual”.
Por outras palavras, o design gráfico comunica ideias ou transmite mensagens através de recursos visuais. Esses recursos visuais podem ser um logotipo, um website ou um evento.
O design gráfico é uma ferramenta essencial para as empresas promoverem e venderem produtos ou serviços através de publicidade, partilharem informações relevantes nos seus websites, ou para desenvolver uma identidade através de branding, entre outras.
Importa também referir, que embora o conceito de design gráfico esteja muito associado a fins comerciais, como anúncios, identidades visuais das marcas, na realidade, esta ferramenta é também muito utilizada em outros contextos, nomeadamente, como forma de expressão artística.
A ideia de que o Design é um mercado recente é errada, por mais que esteja em crescimento constante no contexto atual, essa área já existe há bastante tempo, antes mesmo do surgimento do termo design.
Desde a pré-história, as sociedades procuravam meios de apresentar visualmente suas ideias e registrar fatos e acontecimentos. A arte primitiva e as pinturas rupestres já tinham o objetivo de dar clareza às informações por meio de representações e símbolos.
No decorrer da história, essa procura tornou-se necessidade e foi suprida por artistas, escribas e impressores.
Dentro dos marcos históricos, o design gráfico, como conhecemos hoje, surgiu no século XX. Antes disso, qualquer trabalho gráfico era feito por artistas dessa época, como os tipógrafos, retocadores, ilustradores, etc.
A partir dessa contextualização, podemos definir que design gráfico é um modo de se comunicar por meio visual. Ele está presente em quase tudo o que nos rodeia e vai ganhando força com o desenvolvimento da tecnologia!
Agora que já sabe o significado de design gráfico, conheça mais sobre a sua importância!
Porque é que o design gráfico é importante?
O design gráfico assume, desde o seu aparecimento, um papel determinante no meio comunicacional. E tem vindo cada vez mais a ser utilizado como uma ferramenta essencial no meio empresarial para a promoção de marcas, produtos ou serviços.
É natural que todos empresários tenham centenas de situações como que se preocupar no dia a dia de suas empresas, e normalmente a maioria ignora a necessidade de ter uma boa estratégia de comunicação. Contudo, se a sua intenção é destacar o seu negócio no mercado, não pode ignorar a importância do design gráfico. É literalmente, o seu cartão de visitas, e por isso é preciso passar uma imagem boa para os clientes, através do logotipo, principalmente, pois ele deve transmitir a ideia do negócio como um todo (história, valores, missão, ect).
Criar uma estratégia de comunicação é um trabalho que exige um conhecimento profissional e multidisplinar, dessa forma é recomendado que tal tarefa seja executada por agências ou empresas de comunicação.
Mas como medir a eficácia?
Quando falamos em estratégias de comunicação, muitas pessoas confundem “Marketing”, “Publicidade” e “Design”, mas estas áreas apesar de atuarem em conjunto nas estratégias de comunicação, elas são diferentes e cada qual tem as suas particularidades na divulgação e desenvolvimento de uma marca.
O design gráfico está associado à Identidade Visual, e é através dela que uma empresa pode ser reconhecida no mercado. A identidade visual é composta por elementos que identificam e transmitem ao público os valores e objetivos de uma marca. E dessa forma contribui para a manutenção de uma comunicação coerente e linear em relação à personalidade da empresa, bem como é fundamental na criação da familiaridade da imagem da marca junto do público.
A sua eficácia pode ser medida de uma forma muito simples: quando reconhecemos uma marca apenas por elemento gráfico, cor, tipografia ou slogan (sem que haja qualquer descrição), então é porque a identidade visual foi bem desenvolvida. Veja o este exemplo:
Reconheceu a marca? Já entende o quanto a identidade visual e, por conseguinte, o design gráfico é fundamental numa boa estratégia de comunicação?
Precisa de um serviço especializado de design gráfico?
A CIE encontra-se capacitada para desenvolver material gráfico de acordo com as necessidades dos clientes e expectativas do mercado. Entre os produtos disponibilizados, os nossos parceiros de negócio podem contar com produção de flyers, cartazes, anúncios, roll-up, economato, entre um variado leque de soluções.
CONTACTE-NOS
[contact-form-7 id=”112″ title=”Formulário Contacto”]