A consultoria empresarial define-se por ser um serviço fornecido por empresas especializadas capazes de diagnosticar, formular e recomendar soluções para os mais diversos problemas no meio empresarial.
A gestão eficiente de uma empresa está muito associada às competências profissionais e aos processos definidos no dia a dia pelos gestores e diretores, mas só isso, muitas vezes, não é o suficiente.
Com o auxílio de um consultor empresarial é possível ter uma visão externa dos problemas e encontrar mais facilmente os caminhos mais adequados a seguir, potenciando a eficiência operacional da empresa e as suas especificidades. Trata-se da alternativa ideal para as organizações que desejam crescer rapidamente e de maneira saudável.
Como surgiu a consultoria? Em que altura devemos recorrer a uma consultoria empresarial? As respostas para estas perguntas são óbvias. Não é bem assim… ou será que é?
Como surgiu a consultoria?
A palavra consultoria vem do latim consultare, que significa dar ou receber conselhos, no mesmo sentido de aconselhar e ser aconselhado. Assim, a sua história remonta às origens das relações humanas.
Registros antropológicos definem-na como um traço comum às sociedades humana e ao surgimento de indivíduos que se destacavam como guias, que aconselhavam as suas comunidades em todas as questões, desde relacionamentos até ações para caça ou a guerra. Assim, a consultoria nasce da tradição de aconselhar, isso deu origem aos “homens sagrados” (sacerdotes) presentes nas sociedades desde a Antiguidade.
Na prática a consultoria sempre existiu, se nós a considerarmos como um processo de ajudar as pessoas a resolverem os problemas que os impedem de atingir os seus objetivos. O conceito sistematizado de consultoria, tal como o conhecemos hoje surgiu com a evolução da sociedade, comunidade científica e das próprias empresas.
Agora que já sabe o que é consultoria e qual a sua origem, está na altura de perceber se deve ou não recorrer ao serviço de consultoria.
Em que altura deve recorrer a uma consultoria externa?
A competitividade entre empresas é cada vez maior e a necessidade de uma reação imediata aos novos desafios, implica muitas vezes, alterações na estrutura das empresas. Nessa altura, recorrer a uma consultora especializada pode ser a forma mais rápida e eficiente de melhorar os seus negócios. Este é um caminho que parece fácil, mas que também tem os seus riscos. Antes de decidir é necessário fazer uma avaliação interna e ter em mente as vantagens e desvantagens de contratar um consultor.
Se está a pensar em contratar uma empresa de consultoria, responda a esta série de questões que irão ajudá-lo a clarificar as suas opções:
- Qual o problema a resolver na sua empresa?
- Existem recursos internos para a resolução desse mesmo problema?
- É realmente necessário proceder a um trabalho de consultoria?
- Se sim, é melhor fazê-lo internamente ou recorre a especialistas externos?
Vantagens:
- Objetividade – uma visão externa, sem vícios nem ideias pré-concebidas da empresa (especialmente importante na fase de diagnóstico);
- Coragem para tomar decisões – os consultores limitam-se a tomar decisões racionais, enquanto os colaboradores da empresa tendem a ter decisões emocionais e políticas;
- Capacidade de comparação com realidades de outras empresas na mesma área de negócio;
- Capacidade de implementação;
- Rapidez de resultados;
- Parceria com o cliente – união do know-how interno com a experiência externa;
- Disponibilidade – dedicação exclusiva de uma equipa de consultores a um determinado projeto.
Desvantagens:
- Desconforto – os consultores ignoram questões emocionais e políticas.
- Sentimento de dependência – aquando da saída dos consultores;
- Os consultores podem ter uma visão demasiado artificial do negócio;
- Expectativas irrealistas – no caso de objetivos mal definidos à partida;
- Desresponsabilização da equipa de gestão da empresa – os consultores não estão na empresa para substituir a equipa de gestão, mas antes para trabalhar em conjunto com ela;
- Desmoralização da equipa interna – a entrada de consultores externos pode dar a ideia de que a administração perdeu a confiança e desvaloriza os seus empregados;
- Custos elevados.
Agora que está consciente dos problemas que a empresa enfrenta e se ainda considera recorrer à consultoria externa, então prepare-se para ter um papel ativo durante todo o processo.
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