Muito provavelmente já ouviu falar muito de comunicação e de quanto ela é fundamental no seio de uma empresa, mas tem conseguido aplicá-la com eficácia? Para quem não sabe o que é comunicação empresarial e para quem desconhece as potencialidades da mesma iremos expor no texto abaixo algumas noções básicas de como pode e deve melhorar a comunicação interna e externa da sua empresa.
O que é comunicação empresarial?
A atividade estratégica usada para promover a imagem e os objetivos de uma empresa aos diferentes públicos através da informação, designa-se comunicação empresarial. Quanto melhor for a comunicação, mais fácil será para uma empresa estabelecer uma relação com clientes e colaboradores tendo por base os seus valores e missão.
Não se esqueça que a comunicação empresarial é o que dá voz ao seu negócio, e como tal, necessita de estar bem alinhada.
Para cada público (clientes, colaboradores, parceiros, investidores e sociedade em geral) é necessário ter uma estratégia de comunicação bem definida. Por isso é que da assessoria de imprensa até à publicidade, todas as informações passam por um conjunto de ferramentas e métodos que adequam a mensagem ao tipo de público.
Lembre-se que a comunicação moderna envolve soluções cada vez mais interativas com base em relacionamentos.
Como surgiu?
Este conceito surgiu nos EUA, no início do século 20 quando começou a haver uma preocupação das organizações com a sua imagem. Consta-se que tudo terá começado em 1906 com o jornalista Ivy Lee, quando este abriu o 1º escritório de relações públicas. Na altura, o objetivo de Ivy Lee era recuperar a credibilidade do empresário John D. Rockefeller acusado de concorrência desleal face a empresários menores.
Com a publicação de notícias positivas sobre as ações de John Rockefeller em vários elementos editoriais, o jornalista consegui inverter a opinião pública sobre o empresário. Este foi o 1º caso de sucesso em relações públicas, abrindo caminho para o desenvolvimento da comunicação empresarial.
A sua comunicação empresarial é eficiente?
Vivemos num mundo repleto de informações que tentam manter-nos atualizados, e a luta pela nossa atenção é diária e bem agressiva. Neste contexto, fica claro que a sua comunicação necessita ser bastante ágil para ter sucesso. Se o seu objetivo é ir além da típica newsletter, precisa de atualizar e implementar técnicas de comunicação eficientes. Alguns desses passos fundamentais passam por:
- Conseguir redigir e otimizar informações relevantes sobre a empresa ou produtos/serviços.
- Fazer com a informação chegue o mais rápido possível aos meios de comunicação e a todos os membros da empresa.
- Controlar e monitorizar os resultados da comunicação.
Se estiver a sentir-se um pouco perdido, não se preocupe, pois é natural, contudo entenda que nenhuma marca ou empresa ocupa um lugar de topo no mercado sem ter uma boa estratégia.
Já ouviu falar do termo Branding? Sabe o que é?
Branding é uma estratégia de gestão de marca, que agrega todas as ações utilizadas em prol do fortalecimento da marca no mercado. Essas ações necessitam de ser planeadas e executadas para que os objetivos sejam alcançados.
Apesar de envolver o Marketing, o branding precisa de ser visto como um projeto da empresa, para o qual todos contribuem. Pois pense, se quem trabalha com a marca diariamente não acreditar nela e não se sente motivado, como irá convencer os consumidores finais? Assim, mais do que uma questão de publicidade, a estratégia de branding passa pela capacidade de estabelecer conexão emocional com os consumidores.
Será que precisa mesmo do branding?
Se ainda coloca esta questão a si mesmo, então está na altura de mudar a sua perspetiva. Sabia que 65% dos consumidores quando vêm os seus problemas selecionados por uma marca, pensam nela quando volta a surgir um problema semelhante?
Além disso, cerca de 77% dos líderes de marketing B2B afirmam que a marca é fundamental para o crescimento de um negócio. Não é atoa que quando pensamos em alguns produtos, algumas marcas vêm logo à ideia. Por exemplo: cartão de crédito, qual a imagem que vem à sua cabeça? Provavelmente, Visa ou MasterCard.
Compreende agora a importância de ter uma boa gestão de marca (branding)?
Como é que marketing ajuda no branding?
Entre as várias estratégias de marketing existentes, o Marketing de conteúdo é a que mais favorece o branding. A oferta de conteúdos relevantes consegue aproximar mais rapidamente uma marca do público-alvo e constrói uma imagem positiva em torno da mesma.
A maioria dos profissionais de marketing (91%) utiliza o marketing de conteúdo para promover o reconhecimento da marca e cerca de 72% deles consideram mesmo, que o conteúdo é mais eficaz que a publicidade.
O marketing de conteúdo é um método utilizado para atrair clientes através do desenvolvimento de conteúdos relevantes, que podem ser textos (notícias/ artigos), vídeos, ebooks ou posts em redes sociais.
O tempo em que éramos obrigados a assistir aos anúncios televisivos já passou, e hoje temos o poder de escolher os conteúdos que queremos consumir e de que forma.
Um bom conteúdo não é focado em vender, mas sim em beneficiar de alguma forma quem o lê, pode ser através da resolução de um problema, esclarecimento de uma dúvida ou ensinar algo. A venda será apenas uma consequência desse processo.
Lembre-se que não chega o conteúdo ser apenas útil, ele terá que passar a mensagem certa ao público correto, no momento em que ele mais precisar! Se tal acontecer, irá certamente superar as expectativas e o seu público-alvo passará a ter uma visão positiva da sua marca e poderá ainda compartilhá-la com outras pessoas. E, não podemos esquecer que existe mais tendência em comprar/utilizar marcas que conhecemos e gostamos em comparação com as marcas desconhecidas.
Muitas vezes, o público-alvo de uma empresa não compreende bem o mercado em que esta se insere, bem como a utilidade dos produtos por ela fornecidos. Se esse for o seu caso, não desespere! Continue a produzir conteúdos relevantes que colmatem as necessidades do público-alvo, para que este possa tomar a decisão de compra por si mesmo. Irá perceber que se o seu conteúdo tiver realmente qualidade, os consumidores irão chegar ao processo de compra com as suas dúvidas esclarecidas e com plena consciência do que é o produto e como utilizá-lo.
Planear o Marketing de Conteúdo
Se acha que a parte mais importante no marketing de conteúdo é escrever, engana-se! Na realidade, essa é a menor etapa. Antes disso é necessário definir os objetivos, estratégias a utilizar e quais os dados que serão avaliados.
O planeamento é tudo o que está antes da criação do conteúdo: a escolha do tema, o tipo de linguagem, as palavras-chave, etc. É neste momento que irá definir com clareza os resultados que deseja obter com a sua estratégia de marketing de conteúdo, só assim poderá traçar o caminho a seguir e saber que dados irá monitorizar.
Produzir conteúdos sem planeamento é como fazer uma viagem de carro sem GPS, ao início até pode ser divertido, mas possivelmente irá ficar perdido em algum momento.
Precisa de ajuda?
Hoje em dia o marketing digital não é mais uma tendência de mercado, é um investimento indispensável a qualquer empresa. Para ser relevante para o seu público-alvo necessita ter visibilidade online. E, não se trata apenas de estar na internet, mas sim ter a capacidade de ganhar a atenção do público, destacando-se no meio da concorrência que já lá está.
Como especialistas em Comunicação Industrial, a CIE disponibiliza aos seus parceiros as melhores soluções de comunicação, com uma produção de conteúdos assente na qualidade técnica e jornalística. Notícias, reportagens, entrevistas, trabalhos de fotojornalismo, são apenas alguns dos produtos que a CIE coloca à disposição dos seus parceiros para uma comunicação eficiente e direcionada.
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